terça-feira, setembro 28, 2004

Alguém nos tramou!!

Quando um rapaz está interessado numa rapariga é comum querer oferecer algo como prova do seu afecto. Tarefa que se torna problemática rápidamente! Oferecer o quê? Vamos analisar o que é habitual: flores estarão no topo da lista contudo o perfume favorito dela aparece logo em seguida! É este segundo item que nos lixa! Então um rapaz, depois de ter falado com a rapariga ou de se ter misteriosamente apercebido de qual o seu perfume de eleição (não vos vamos explicar o que fazer para o saber é claro!), vamos a uma lojinha comprar o dito presente e, seguros do que estamos a fazer e do nosso romantismo, oferecemos o presente à nossa "dama". O que lhe estamos a dizer realmente? Estamos a oferecer-lhe um perfume!! Depois ela pergunta se lhe estamos a chamar de porca e nós o que podemos fazer? "Ah...desculpa lá....tu não cheiras mal! Achei é que podias precisar de mais...perfume!"

Pois pois...alguém nos tramou pessoal!!

CP

sexta-feira, setembro 10, 2004

Imagens

A adaptação sociológica de ícones bem conhecidos e largamente apreciados da mitologia fantasista norte-americana a contextos culturais completamente distintos apela à reflexão. Compreendemos como ninguém a força atractiva do onírico e do irreal sobre o ser humano, mesmo (e, se calhar, principalmente) numa sociedade que advoga e pretende ter atingido níveis de percepção da realidade altamente racionais. No entanto, o lançamento, em contexto indiano, de uma adaptação do clássico Stan Lee/Steve Dikto (literalmente: o lançamento do «Homem-Aranha Indiano» vai ser na União Indiana) não deixa de ser uma lamentável depreciação e incapacidade de capitalizar a riquíssima cultura indiana para uma adaptação em fantasia desenhada. Não é segredo para ninguém o poder fundacional e unificador do mito. Numa era em que o mito perdeu o seu valor objectivo (definido enquanto tal não é considerado), mas não subjectivo (mas enquanto força actuante não classificada mantém o todo o seu poder), o ser humano continua, não obstante, a procurar sensações de identificação em irrealidades, de que atracção da banda desenhada constitui exemplo bem patente. Questiono-me acerca da durabilidade de um projecto que procure associar um conceito-marca a um contexto completamente distinto, isto é, à capitalização de ícones culturais em ambientes socioculturais distintos com padrões de percepção do real muito distantes. Mais: questiono-me a respeito da utilidade da banda desenhada como elemento sociológico interventivo e formativo.

ML

terça-feira, setembro 07, 2004

Homem Aranha

Soube que estão a "criar" um Homem Aranha Indiano e não pude senão achar altamente despropositado! Ora o Homem Aranha é uma figura carismática e querida por muitos devido à sua humanidade ou seja, devido ao lado mais banal do super herói. O Homem Aranha é uma espécie de Batman só que pobre, enfim é mais "normal"! Agora, se querem tornar a figura de desgraçado numa figura de desgraçadinho podiam ter feito melhor! Podiam ter criado o Homem Aranha Ucraniano que teria de emigrar para Portugal e trabalhar nas obras! Isso sim uma história à espera de ser contada!

CP

domingo, setembro 05, 2004

Paisagem de Ponta

Digam-me com franqueza. Há alguém hoje que pense na Paisagem!?

Será paisagem o pano de fundo do computador!? O Screensaver?! O poster do Brad Pitt que saiu na última Super Jovem (esse pode ser…afinal é bem admirável)? Quem raio quer ir snifar mosquitos para o campo com o novo Brise Campestre!? Ou aturar o mau cheiro do peixe podendo por meia dúzia de euros ter, no conforto do seu lar, a um flush de distância, WCPATO marinho? Digam-me!? Porquê ir passear para o meio rural admirar as vaquinhas, quando se pode ir ao ginásio? E já nem falo em ir à praia… Sejamos realistas. Toda a gente tem TVCABO! Pessoas semi-nuas já não causam impacto, nem ao Papa quanto mais a utilizadores regulares do zapping e da Internet! Pela cor!? Vai-se passear para admirar os tons da paisagem!? Meus amigos, duas palavras sobre a Paisagem: é verde! Actualizam-se! A Robialac também tem!

INCS

Estagnação Mundial

Estive com muita atenção aos diversos telejornais existentes na nossa televisão nacional e devo confessar que me sinto extremamente deprimido com a conclusão a que cheguei. Não é por nada mas será o mundo um local assim tão incrivelmente aborrecido que as notícias das 7 da manhã são exactamente as mesmas que as do último jornal à meia noite? Será que num espaço de digamos (e já a dar um desconto) 17 horas não acontece absolutamente nada no mundo inteiro que mereça ser noticiado?

CP

sábado, setembro 04, 2004

Rádio Clube Português

Não sei se alguma vez tiveram o prazer de fazer uma viagem Faro-Lisboa ou Lisboa-Faro sem antena do carro! É que se já o fizeram notaram por certo que apenas conseguem apanhar uma rádio que é a Rádio Clube Português. Sem ofensa mas se se quiserem suicidar é a melhor rádio! A sério!! Só passam música incrivelmente deprimente estilo "Ai que ela me deixou e agora vou-me matar!; Ele traiu-me com a minha melhor amiga e com o padeiro e agora a minha vida não presta!; Aiaiaiaiaiaia que isto é tudo tão mau e eu vou morrer cedo...e vamos morrer todos e a morte chega e vem e a foice etc etc etc" (Todos estes excertos estão traduzidos do original Inglês)! Ok vamos com calma... o objectivo da viagem (tradicionalmente pelo menos) é chegar ao destino contudo tantas são as mensagens que ao fim de meia hora até eu já estava com vontade de me estatelar contra qualquer coisa. Nem que fosse por solidariedade para com os miseráveis autores das músicas! Bolas e eu achava que a minha vida era má!

CP

Setas e Sinais

Por certo já repararam nas chamadas "marcas de segurança" presentes nas auto-estradas que são (habitualmente) acompanhadas pela respectiva placa explicativa. E reza assim a dita placa: "2 marcas = Segurança (distância ideal); 1 marca = Perigo! Reduza a velocidade". Porque é que eles não explicam ou não colocam na plaquinha a explicação das restantes setas(marcas)? É que não há só duas marcas na estrada, há milhentas! E para quê essa atitude pessimista? Então só fazem a explicação para quem gosta de acelerar? Então e os que andam a 35 Km/h em plena A22 (auto-estrada do sul para os mais esquecidos)?
Sugestão: Novas placas com mais explicação! Por exemplo:
"3 marcas = Está muito bem...se bem que um pouco lento!;
4 marcas = Vá! Também não precisa exagerar! Acelere lá um pouco!;
5 marcas = Olhe lá que o pedal mais à direita também é para ser utilizado!;
6 marcas = Ok você ganhou! Mas olhe, já que está parado(a) a ler esta placa ao menos saia do meio da estrada!"

CP

sexta-feira, setembro 03, 2004

Acidentes....olímpicos

Eu sei....eu sei....já foi não é? Pois é! Mas se bem repararam a chama olímpica foi apagada (numa cerimónia bem bonita na qual uma menina grega soprou e a chama suavemente se apagou.......e as lágrimas que me correram pela face!)! Ora bem mas agora começam os paraolímpiadas em Setembro!! E como é? Hã?? Que treta é essa? A chama olímpica já tá apagada! Mas o que é isto? Bolas...será que a chama das paraolimpíadas também precisa de ser paraolímpica? Vá lá! Portugal devia reclamar já que nas paraolímpiadas somos os melhores!
Bom amanhã!

CP

Já sabem que o nosso maravilhoso atleta Fracia Obiquelo dedicou a sua medalha aos atletas deficientes Portugueses? Pois foi! E sabem? A selecção de futebol (aquela que foi à Grécia!) já agradeceu!

quinta-feira, setembro 02, 2004

Ser criado....

Estive a ver alguns programas (pronto pronto não fiz nada durante 3 meses senão ver má Tv-haverá boa?) e reparei no seguinte: quando nos estão a descrever como cresceu alguém, por exemplo um actor de sucesso, habitualmente a descrição é a seginte "Sodjolak foi criado como filho único no seio de uma família Irlandesa que residia no Azerbeijão por motivos políticos(...)". Ok!Então vamos lá esclarecer uma coisa, mas que raio é isso de ser criado como filho único? Porque não dizem apenas "Sodjolak filho único..." e pronto acabam logo com a palhaçada! É que, por favor se continuam com estes disparates um dia ainda temos "Xico Tó foi criado como filho único, tal como seus 5 irmãos e 3 irmãs que vivendo numa caserna militar no Bangladesh acabaram por ter uma infância como a de qualquer um ...".

CP

quarta-feira, setembro 01, 2004

Créditos na RTP?

Bem...acho que é do conhecimento comum de que, das 3 estações portuguesas (RTP, SIC e TVI), apenas a RTP tema "decência" de passar os créditos dos filmes. Contudo (há sempre um contudo não é?) tais créditos finais são passados em Warp Speed (ou para os fãs do Star Wars - Light Speed). Eu cá deixo apenas um conselho: já agora passem também as músicas dos créditos a idêntica velocidade! Divertimento garantido!

CP

A Ferreirinha

Não sei se já ouviram mas vai passar na RTP mais uma novela portuguesa "A Ferreirinha". Bolas eu já sabia que o governo de Durão Barroso (ou para vós leitores internacionais Durão Borroso) dava uma novela fabulosa baseada nas decisões de Manuela Ferreira Leite mas nunca pensei que fosse a TV estatal a passá-la!

CP