quarta-feira, outubro 26, 2005

Peninha

Descobri que Mário Soares vai efectivamente ser eleito Presidente da República. É que não há mesmo nada a fazer contra isso. A estratégia de Soares revelou-se evidente: o homem apresenta-se não só como um velhote mas como um velhote senil. Assim sendo está a apelar ao mais "portuguesinho" de todos os sentimentos: a chamada "peninha". Ora a história da "peninha" já não é nova ao povo Português. Até a tentamos exportar para outras terras mas, como ficou provado com o exemplar desaparecimento de D. Sebastião, das duas uma: ou não resultou, ou ainda hoje nos estão a estudar para saber porque raios mandámos um deficiente para o campo de batalha. A "peninha" é o mais baixo a que alguém pode querer apelar: é a mãe com o bébé da Roménia à beira da estrada que nos pede "una moneda para el chiquitín", enquanto o marido a observa enquanto está em amena cavaqueira com os outros maridos (a.k.a. proxenetas) ao lado dos seus Land Rover ou carrinhas pick-up. É o "doente" de... (preencher o espaço em branco com uma qualquer doença) que nos aborda no metro ou comboio, cambaleando e contorcendo-se de dores mas que subitamente, como que por milagre, sobe três lances de escada para mudar de linha para poder continuar a pedinchar uns trocos. E, sem sombra de dúvida, o melhor retrato do apelo à "peninha" é o jornal nacional da TVI. Dá que pensar se Soares não faria bem em contratar a TVI para andar sempre atrás dele relatando com todos os detalhes como Soares já nem consegue comer sem se babar (hum que divertido que deve ser assitir a Soares a tentar comer sopa de ervilhas ou caldo verde) ou como a meio das frases se esquece do que está a dizer e resolve contar como noutros tempos desviou cinco quilos de diamantes escondidos nas fraldas do (nessa altura) pequeno João Soares, entre outras histórias divertidas que o "povo" gosta de ouvir enquanto janta.
Amigo Soares aqui fica uma proposta: consiga que a TVI preencha a totalidade do jornal nacional com as suas desventuras diárias e tem esta história das eleições ganha. Afinal tenho a certeza que o que não lhe faltam são lapsos de memória hilariantes como os de ontem assim como boas histórias de incontinência! E digo-lhe mais uma coisa, se isto das eleições não resultar, entre para a quinta das celebridades ou para um qualquer reality show da TVI porque se há alguém que consegue rivalizar com o ridículo apalhaçado do Castelo Branco é o senhor! Parabéns!
P.S.(irónico não é?): E que tal ser o próximo modelo para as nova Lindor Anatómico?
CP

1 comentário:

Anónimo disse...

O D. Sebastião não era deficiente! Ele tinha gonorreia, o que eu acho que, embora lamentável, é uma doença muito masculina de se ter!