sexta-feira, agosto 24, 2007

Os Encobertos

Sou normalmente acusado de fazer introduções muito longas aos posts. Por isso, hoje vou directamente ao assunto. Este post é basicamente um ensaio de mitologia portuguesa e procura compreender as crenças dos nossos compatriotas num conjunto de figuras que nunca ninguém viu, mas em quem tanta gente acredita.

5 - O Messias.
Está prometida a Sua vinda uma segunda vez. É claro, essa ocasião trará consigo o fim do mundo e o Julgamento Final. Na sociedade portuguesa, os mais fervorosos cristãos, com maior consciência do fim dos tempos e por isso verdadeiros cavaleiros do Apocalipse são os taxistas, em cujos veículos não faltam os crucifixos e as Nossas Senhoras a balouçar ao sabor da sua imaculada condução.


4 - O João Pestana.
O motivo pelo qual um casal de adultos deixa um homem feito sozinho no quarto com uma criança para a "aconchegar" na caminha a pretexto de a pôr a dormir ultrapassa-me por completo. A relação dos pais com o João Pestana é a coisa mais irresponsável da sociedade portuguesa.


3 -Os monárquicos.
Ok, realmente estes existem. Vêm de Bragança e são cinco.


2 - O Sistema.
Não se sabe ao certo quem é o Sistema, nem de onde vem. Há quem o compare ao fenómeno Floribela, não conseguindo decidir se é o produto de uma imaginação retorcida ou uma trágica realidade. Muitos há que nem acreditam nele, principalmente no Norte do país. O Sistema esteve muito na berra nos anos 90 e a televisão dedicou-lhe até um programa exclusivo, com pessoas que inclusivamente tiveram o privilégio de conhecer o Sistema, como o Pedro Santana Lopes e o Fernando Seara. Sem se saber muito bem quem foi, o Sistema animou muita gente, dos jovens aos graúdos, mas desde que o Sporting ganhou uns campeonatos que o Sistema deixou de ter o peso que tinha na sociedade portuguesa.


1 - O Gregório.
Nunca ninguém o viu. Mas que ele anda aí, anda. Actualmente, ascende aos milhões o número de pessoas, particularmente entre os mais novos, que dizem ter sido visitados pelo Gregório durante uma noite bem convivida. Segundo os relatos apurados, as experiências com o Gregório envolvem náuseas, um sabor azedo da boca ao fundo da garganta, mau cheiro e um compósito estomacal que, variando de caso para caso, surge no chão aos pés da pessoa ou espalhado pela sua roupa.

ML

13 comentários:

extravaganza disse...

É o fim do mundo, o apocalipse, o dia do juízo final... O ML escreveu "privilégio" sem se trocar todo!!! :P

Excelente post, a propósito. Às vezes pergunto-me onde arranjais inspiração para estas coisas... Não tem nada a ver com cogumelos, não? :)

Seamoon disse...

lllolll brilhante!!!
bjs

Carapaus com Chantilly disse...

Ervas aromáticas, cara extravaganza, ervas aromáticas... ;)

Obrigado, Seamoon, eu também achei :D A contrastar com a nossa opinião terão estado os cento e vinte e tal visitantes que tivemos hoje, provavelmente monárquicos :D

ML

Betty Coltrane disse...

Sempre inspirados, sim senhor... Eu pessoalmente só acredito no Dom Sebastião, que era bonitinho e jeitosinho, e que se há de casar com a carochinha. Mas não vai cair no caldeirão como o João Ratão, vai é perder-se no nevoeiro a caminho do casamento... ;P

beijoca!

Rafeiro Perfumado disse...

Eu o melhor sistema que conheço continua a ser o 4-3-3, comigo a actuar a extremo direito...

Carapaus com Chantilly disse...

Tass' bem! Comigo do lado esquerdo e só nos falta um ponta de lança. CP?

ML

Marcelo Flores disse...

Confesso que é a primeira vez que visito o teu blog, mas deparei-me logo com a agradável surpresa de ler um post muito engraçado, bem escrito e deveras eloquente! Parti-me a rir quando o li! 5 estrelas! Um abraço!

CP disse...

Marcelo: Suponho que terá sido justamente por isso que resolveu comentar outro post que não esse não foi?
Just Kiddin' Marcelo e ML!
Abraço fraternal

extravaganza disse...

E onde é que nós, as gajas, podemos assistir às partidas de futebol?! (Só para dizer mal das pernas desnudadas, claro está!)
:P

ML disse...

Marcelo, obrigadíssimo pelo comentário. Aos restantes também, mas permitam-me saudar um amigo que não vejo há bastante tempo e assim aproveito para lhe retribuir o abraço.

Extravaganza: apenas com três pessoas (e estou a contar com um coagido CP) não estou a ver isso a acontecer, mas podes sempre ir à Cidade Universitária :P

ML

extravaganza disse...

Bem, quando era miúda jogava à bola com os rapazes lá da rua... que se desviavam quando eu rematava à baliza!! Eu posso ser trinco (ou lá que é isso)! :))

Carapaus com Chantilly disse...

Trinco, hein? Foste logo escolher um lugar pra pazada... sendo rapariga... até se adequa =)

ML

Anónimo disse...

Nunca tinha encarado os taxistas desse prisma, mas agora que falaste nisso ... concordo plenamente!

Ah... n�o sabes o que � o sistema? Acho que � uma esp�cie de gajo que gosta de se meter com meninas da night (todas muito bem formadas, por sinal), que � presidente de um clube de futebol l� do norte e que pensa ele de que � o Brasil a sua futura casa, quando o sistema rebentar mesmo de vez por estas bandas!! ;)

Parab�ns pelo blog!