segunda-feira, novembro 27, 2006

A catástrofe ignorada

Parece o mito do eterno retorno... Cada Inverno que vem é como o anterior: onde durante o Verão deflagram os incêndios, três meses depois lá estão as cheias para nos lembrar que vivemos numa falsa segurança e que tudo quanto se tem pode ir literalmente pelo cano. Todos os anos é a mesma coisa: cidades inundadas, rios entupidos de viagra, carros plenamente convictos que desta é que vão provar que sabem nadar, enfim, tudo somado... pessoas desalojadas, prejuízos de muitos euros, a ruína do pequeno comércio... tudo na tv para nosotros vermos da (ainda) segurança do nosso lar... ou não?

Não, de facto. Porque com o aparato das casas alagadas e das linhas de comunicação cortadas, os media não prestam atenção à real tragédia, à devastação em grandes proporções que se passa tão perto de nós... tão próximo das nossas casas... na verdade, debaixo mesmo dos nossos pés... e só quando nos bate à porta é que nos damos conta. E não só não se fala, como se insiste em ignorar e em não fazer nada a respeito. Mas até quando vamos deixar continuar a inundação e destruição dos formigueiros!!? Todos os anos, centenas de milhar de formigas são forçadas a abandonar as suas colónias por causa desta catástrofe formicidária e a invadir as residências alheias em pânico e desespero. Ora, não se trata apenas de uma situação perturbadora para a formiga, que busca a todo o custo refúgio num espaço seco e seguro, mas para o próprio Homem, que não tem o seu espaço adaptado para o acolhimento de milhares de novos elementos, por pequenos que sejam. A crise dos formigueiros acaba, deste modo, por provocar desiquilíbrios difíceis de resolver, particularmente porque, no seu pânico, as formigas procuram restabelecer o seu ecossistema na cozinha do Homem, agravando uma tensão diplomática já de si periclitante devido à violação das fronteiras domésticas. A unilateralidade das formigas acaba, muitas vezes, por conduzir à abertura das hostilidades e ao genocídio provocado pela bomba Raid ou pela alternativa não menos eficaz, os bombardeamentos com Ajax.

O genocídio das formigas tem de ser divulgado e os Carapaus com Chantilly apelam nomeadamente à Tvi que se digne noticiar esta catástrofe que todos os invernos chega às nossas casas. Passem a palavra! Insurjam-se! E queiram enviar os vossos donativos ao Núcleo de Apoio à Vítima do Formigueiro que funciona na sede dos Carapaus com Chantilly. Obrigado a todos.

ML

9 comentários:

Anónimo disse...

R u insane? A divagar sobre formigas.... É muito tempo livre...

Anónimo disse...

Sabias que, em muitos sistemas actuais de telemóveis, o encaminhamento das chamadas é realizado através de algoritmos baseados no comportamento das formigas? ... HEM? Quem sabe se as bichas não percebem tb de história? Imagina um formigueiro inteiro a trabalhar para ti!!! Bem ... se isto não resultar consta que são deliciosa e nutritivas banhadas em chocolate quente LOLOLOL

Anónimo disse...

Lá que são bem-educadinhas... quando se cruzam acenam sempre. Não posso dizer o mesmo dos meus vizinhos - haverá humilhação maior que gastares bafo quentinho com um «bom dia» que não leva resposta?

Eu lamento não poder providenciar um lar condigno às minhas amiguinhas, mas parece que a colónia de aranhiços desalojado que albergo mantém hábitos que pouco se coadunam à co-habitação.

Carapaus com Chantilly disse...

O que tu devias fazer era lançar um «bom dia, como está» bem alto e audível com um grande sorriso. Garantido perturbar as mentes mais frágeis e deixá-los ali a tremer sem saberem o que fazer. Quanto às formigas podes sempre colaborar com uma pequena doação. Podes até dá-la ao CP da próxima vez que o vires que eu farei com que essa doação seja reencaminhada para a conta certa...
ehehehe.. à confiança.. eheh

ML

Anónimo disse...

Pela segunda e última vez este ano, fui desafiado para uma cena qualquer. Quis partilhar a minha imensa alegria contigo e como tal decidi passar-te o testemunho. Vai agora, e espalha a palavra do Rafeiro pela blogosfera!

PS: este texto não é só para ti. Vou fazer o belo do COPY-PASTE para os outros desafiados ou não me deitava hoje...

Um grande RAUF para ti!

Anónimo disse...

E o pombo??? Onde está o pombo???

Anónimo disse...

Estou solidária com a tua causa...Há que mostrar ao mundo e sensibilizá-lo para o flagelo que é a morte por afogamento de milhões, se não ziliões de formiguinhas...dentro dos seus formigueiros... A TVI está a falhar redondamente o seu papel de televisão que só sabe explorar a desgraça alheia...

Anaoj disse...

Palavra do dia: periclitante.

Anónimo disse...

desde que li isto, não durmo a pensar nas formigas sem-abrigo.
agora tenho de ir ao médico. o médico prescrever-me-à medicamentos para dormir. eu então comprarei os medicamentos para dormir. os medicamentos para dormir terão sido provavelmente testados em inocentes cobaias de laboratório.
graças a vocês, acabou de morrer um gerbilo.

o nome dele era Tom. deixa para trás a sua devotada esposa, sandy, e um casal de gémeos, hubert e bernie.

assassinos.