sábado, fevereiro 09, 2008

Great American Glories (VI)

Bom, agora que já estreou o filme John Rambo, vulgo Rambo IV, penso que já posso publicar este post, que está assim em potência desde que saiu o trailer.

Então, parece que neste filme o Rambo tem de ir salvar uma missionária cristã que foi capturada pelo exército da Birmânia (ou Burma, em inglês). Ora, e o que é isto tem de especial? Ou, mais ainda: o que é que isto tem de especial para estar nesta categoria dedicada às pérolas da cinematografia norte-americana? Pois bem, os poucos de vós que admitirem que não sabem exactamente onde fica a Birmânia, procurem no mapa entre a Tailândia e um pedaço da Índia. Estão a ver? Não estão, pois não? Isso é porque NÃO ESTÁ LÁ! A Birmânia agora chama-se Myanmar! Chamar Birmânia a Myanmar é o mesmo que chamar Ceilão ao Sri Lanka! Sião à Tailândia! Zaire à República Democrática do Congo! República do Alto Volta ao Burkina Faso!!!

....

Ninguém quer saber, pois não?

ML

13 comentários:

Anónimo disse...

errmm... actually, não é bem assim. Na verdade, há muita gente que não reconhece legitimidade ao governo militar que resolveu alterar o nome (sem consulta popular)e que por isso continua a chamar-lhe Birmânia. Continua a haver uma certa confusão neste aspecto. :P

Carapaus com Chantilly disse...

Pois é, eu fui justamente chamado à atenção por um amigo para esse facto e ia escrever uma adenda a dizer como o post ficava sem piada, mas muito obrigado por teres feito isso por mim!! .\/.

;)

ML

Unknown disse...

Myanmar é na Terra Média, entre Rohan e os Vales de Anduin. Eu acho parvo misturarem Senhos dos Anéis com o Rambo, mas se há gajo capaz de entrar com o anel nos reinos de Mordor é ele. "Live for nothing, die for my precioussss"

CP disse...

Ponto 1:
Caramba que é uma delícia ver anónimos deste calibre.

Ponto 2:
Nabo: Bahahahahahhahahahahha! Muito bom! *a dar pancadas na mesa*

wednesday disse...

Dou mais importância à questão dos nomes que ao próprio filme em si. Passo!

Tiago Ribeiro disse...

Esta é provavelmente a casa onde se fazem as piadas mais inteligentes que eu conheço.

Abraço

Peter of Pan disse...

Diz-se, à boca pequena, que a trama do próximo Rambo, o quinto, vai ter lugar no Condado Portucalense.

ML disse...

Não é questão de inteligência. Quando um dia estudarem os primeiros anos do século XXI, historiadores chegarão à conclusão da importância da Wikipedia na vida intelectual da blogosfera ;)

Rosa disse...

lololol este picanço é lindo! o que vale é que a wikipédia é de todos e estamos todos em pé de igualdade. Eu cá nem sequer vou ver o Rambo, por isso, ML, não vou investigar nada só para ver se tens razão ou não, tá descansado! eheh Eu confio na tua sabedoria de sábio historiador a cofiar a frondosa barbicha eheheh (ou já a cortaste?)

ML disse...

Esta segunda-feira :) A defesa aproxima-se: gotta go guapo!

KNOPPIX disse...

Essa informação eu até dispensava...
E entre ir ver o Rambo ou o lar da 3ª idade aqui da zona, prefiro ir ver os velhotes tugas...
Bom fim de semana :)
Abraços

Rita Limão disse...

Não...ninguém quer saber...heheheh

Seamoon disse...

Olha eu quero mas..mas é o rambo...do que é que estavas á espera???
lloll..sabes isto dos filmes é tudo de faz de conta ;)
jinhos