sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Portugal e a Índia

Eu espero que não entendam este post como provocatório. Não é esse o seu propósito. Mas eu tenho consciência que Portugal e os portugueses ainda não estão preparados para isto, apesar disto já ter uns anitos. Mas eu digo-vos uma coisa: quinhentos anos de presença portuguesa na Índia, meus amigos. Não podemos ficar indiferentes. Há uma herança cultural que temos imperativamente de salvar. Há um povo que não podemos esquecer, que temos que receber, que devemos conhecer e que tem tradições muito mais antigas que as nossas com que podemos aprender. Esta é a minha convicção. E é esta mesma convicção que me obriga a fazer o que vou fazer agora. Amigos, a cultura indiana não está suficientemente divulgada em Portugal e a culpa é nossa. Preferimos remetê-la para o Martim Moniz onde eu e o CP fomos abordados por elementos de tez mais escura. Está errado. Não podemos deixar que a Índia venha ter connosco. Temos de ir ter com a Índia. Não é admissível que vivendo no nosso país, a integração cultural esteja num nível tão baixo que cause estranheza os trajes que usamos e ainda os acessórios que levamos ao ponto de nos terem pedido para mostrar a nossa carteira. Está errado. Devemos procurar a Índia e aprender em conjunto porque é este o caminho do progresso civilizacional. E por ter a consciência desta obrigação é que vos peço perdão, leitores, por não serem as minhas habilidades informáticas para fazer este post como gostaria. Porque a minha ideia era vocês poderem usufruir da melodia que pretendia partilhar assim que abrissem a página deste blog. Por não o poder fazer, mil perdões. Mas enfim, graças ao contributo valiosíssimo do meu amigo CP poderão usufruir da delícia desta composição musical apenas a um QuickTime de distância. Fica então este meu contributo para o diálogo cultural, um verdadeiro tesouro oriental a todos aqueles que sentirem curiosidade pela cultura indiana mas que precisavam daquele pequeno empurrão que faltava.

«Mundiya To Bach ke Raih» dos Panjabi MC é vulgarmente conhecida como a música do Michael Knight indiano! Não tenho conhecimento de instituições culturais em Portugal que se tenham ocupado em levar à ribalta este expoente da produção musical contemporânea da Índia. E portanto, eu a disponibilizo... Apreciem...



Nimya tu kuch der pa ke rakh le
Pale vitch mukhra luiska ke rai

Aave kari na kise de naal pyar

Mundiya to bach ke rahi Nahi tu hun hun hui mutiyar
Mundiya to bach ke rahi

Tera ki kasoor je nashili nain ho gaye
Sikh ke adava sharmile nain ho gaye

Saanb ke rakh ni eh jovan butari
Hun mur ke na aauni bahaar

Mundiya to bach ke rahi...

Chardi jawani tera roop tatha marda
Patla jaha lak na hulara vi saharda

Gora gora rang ute mirgani tor
Hai tera jaye soni koi naal

Mundiya to bach ke rahi....

Mundiya de bula ute teriya kahaniya
Channi ni ta khanne diyan galiyan pachaniya

Jovana de bula ute teriya kahaniya

Channi ni ta khanne diyan galiyan pachaniya
Janjua te hoya tera roop da diwana
Chal sakiya na husan da ba

Mundiya to bach ke rahi....


Sem comentários: